A lontra é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
O seu corpo é fusiforme e tem os membros curtos e a cauda longa. Tem um pescoço robusto, a cabeça achatada e as orelhas pequenas. A pelagem é castanha-escura, sendo mais esbranquiçada na região ventral.
Habita em zonas húmidas: rios, ribeiras, lagoas, albufeiras, paúis, etc), em águas salobras (estuários) e no litoral marinho. Determinante para a fixação da espécie é a existência de um coberto vegetal que forneça abrigo e a disponibilidade de alimento.
Boca do Rio - Vila do Bispo (Faro) |
Alimenta-se excepcionalmente de peixe, embora possa ocorrer na sua dieta: artrópodes, répteis, micromamíferos e aves.
Como espécie oportunista não deixa de escapar da sua alimentação os lagostins (lagostim-vermelho-da-Louisiana)que habitam pelas águas doces continentais.
Como é uma espécie com hábitos nocturnos torna-se difícil de a ver. Para determinar a presença de lontras na área podemos recorrer à observação de alguns indícios. Um bom indicador de presença são os seu dejectos. Os excrementos de lontra, normalmente localizados em sítios estratégicos com funções territoriáis, são fáceis de reconhecer pois desfazem-se com muita facilidade devido à presença de escamas ou apresentam uma coloração alaranjada, quando os lagostins fazem parte da dieta (possível de ser observado na foto abaixo).
Dejectos de lontra, presença de parte de lagostim-vermelho-da-Louisiana |
Ficha da lontra ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) -http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/rn-plan-set/mamif/lutra-lutra